Introdução ao Turbo DebuggerIntrodução ao Turbo Debugger Atualizado em 09-Set-2002 Utilize a versão td50.exe que se encontra no arquivo de instalação nasmide.zip. Abra uma janela DOS no diretório onde se encontra o seu programa fonte, digamos myfile.asm, montado corretamente pelo nasm, ou seja, foi criado o arquivo myfile.com, e invoque o td50 nessa janela. (V. talvez tenha que alterar o path do seu ambiente DOS para que ele encontre o td50.exe, digitando na janela DOS um comando do tipo: path=f:\nasm;%path%, onde f:\nasm é o path do diretório onde estão instalados o nasm e o td50.exe (veja detalhes de instalação no documento: install_problems.html). Em File => Open coloque o nome myfile.com e tecle OK. Ignore a mensagem "Program has no symbol table" Na 1ª janela, à esquerda, a 1ª linha em azul corresponde à 1ª instrução do seu programa a ser executada Teclando sucessivamente F7 V. executará passo a passo cada instrução do programa, onde a próxima a ser executada aparece em azul. V. pode verificar quais registradores foram alterados pela última instrução, olhando a 2ª janela logo à direita, e quais flags da CPU foram alterados, olhando a coluna seguinte (as mudanças aparecem com a cor branca); V. pode examinar os valores de dados na memória, na janela horizontal inferior à esquerda, clicando sobre a mesma e fazendo o scroll da janela até chegar aos endereços dos dados (acima de 100h, já que as instruções começam em 100h) V. pode a qualquer momento examinar saídas no vídeo feitas pelo seu programa, Clicando em Window => User Screen, e depois voltando ao Turbo Debuger digitando qualquer tecla. Se V. não quiser passar pela execução das rotinas que seu programa chama, use a tecla F8 em vez de F7 V. pode reiniciar a execução do programa como se fosse recém carregado clicando em Run => Program reset Breakpoints: às vezes é conveniente deixar um programa executar livremente até chegar numa instrução determinada, a partir da qual V. quer examinar o conteúdo de registradores ou da memória, executar o programa passo a passo, ou simplesmente prosseguir (por exemplo quando um programa contém laços e V. quer analizá-lo no final de cada iteração ou ao sair do laço). Nesse caso V. deve clicar na instrução desejada para selecioná-la e: clicar em Breakpoints => At, aparecendo então uma janela já preenchida com o endereço da instrução onde vai ocorrer o breakpoint. Clique na entrada: OK para fechar esta janela. A linha do breakpoint ficará selecionada em vermelho. Em seguida execute o seu programa teclando F9 (Run) e o mesmo vai executar livremente até atingir a instrução do breakpoint, que será a próxima a ser executada, digamos, via F7. Atualizado em 09-Set-2002